Home   Fale Conosco
Carta Aberta
Legislação
Notícias
Dossiê
Comentário Externo
  Pesquisa Datafolha/2007 revela:

Exame de Egressos, ações contra abertura de novos cursos de Medicina, Educação Continuada e Recadastramento são aprovados por mais de 90% dos profissionais do Estado


ATUAÇÃO DO CREMESP tem amplo apoio dos médicos

As iniciativas do Cremesp de maior visibilidade têm alto índice de aprovação entre médicos, segundo pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Datafolha, no período de 2 a 11 de maio de 2007. A maioria dos profissionais do Estado de São Paulo é favorável à realização do Programa de Educação Médica Continuada (98%): ao Recadastramento dos Médicos (95% ); ao Exame de Egressos (91%); e ao combate à revalidação automática ou facilitada de diplomas de médicos formados no Exterior (88%).

A iniciativa do Conselho de recolher e preservar os laudos dos IMLs (Instituto Médico Legal) durante e depois dos ataques do PCC em 2006 foi aprovada por 72% dos médicos. O Cremesp cumpriu papel decisivo na crise de violência que marcou o Estado de São Paulo. Por solicitação do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública Geral do Estado, nos dias 20 e 21 de maio de 2006, o Conselho analisou os laudos, de forma a verificar a fidelidade dos documentos. A tarefa gerou um relatório que se tornou uma peça importante nas investigações sobre as mortes.

A função judicante do Cremesp também foi aprovada por 58% dos médicos. A atividade judicante refere-se ao recebimento, apuração e julgamento de denúncias sobre o exercício da Medicina.     

Unidade
A atuação do Cremesp contra a abertura de novos cursos de Medicina obteve 94% de avaliações positivas entre os profissionais. Diferente dos itens anteriores, cuja promoção é exclusiva do Cremesp, essas iniciativas foram e são desenvolvidas em conjunto com as demais entidades médicas nacionais e estaduais. O mesmo acontece com as ações pela defesa do Projeto de Lei do Ato Médico, que recebeu 65% de aprovação (soma de ótimo mais bom); e pela implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM),  que alcançou  47%  de ótimo e bom, 28% de regular. 

Universo
A pesquisa por amostragem foi realizada por telefone com 400 médicos do Estado, por meio de questionário estimulado e espontâneo. Os resultados foram ponderados por sexo, faixa etária e região, segundo proporção fornecida pelo Centro de Dados do Conselho que apresentam as seguintes conclusões para o perfil do médico: preponderância do sexo masculino (62%); na faixa de 30 a 49 anos – com média de 43 anos. No universo da pesquisa, 55% representaram a Capital, 8% a região metropolitana e 37% o Interior. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O trabalho do Instituto Datafolha abrange ainda um levantamento sobre o perfil dos médicos paulistas, além de avaliações sobre o exercício da medicina, o mercado de trabalho do médico e a relação com os convênios. A divulgação dos resultados desses tópicos está prevista para os próximos meses.

 
  > Mobilização
> Abertura
> O objetivo da campanha
> DF tem dois programas de RM descredenciados
> Escolas de Medicina no Brasil: Relatório de um Cenário Sombrio
> Exame do Cremesp 2006: 2ª fase
> Exame do Cremesp 2007
> Pesquisa Datafolha/2007 revela:
> Exame do Cremesp 2007: resultados têm repercussão na mídia, escrita e eletrônica
> Exame do Cremesp 2010
> Exame Cremesp 2011: inscrições encerradas
> Concentração de médicos
> Educação discute validação de diplomas de Cuba
> Os hospitais de ensino
> Fórum A Formação Médica e seus Problemas
> Exame 2007: edição deste ano foi concluída com aplicação da prova prática aos recém-formados
> Exame do Cremesp 2007: resultados preocupam
> Mais rigor na abertura de escolas médicas
> Ensino médico
> Residência Médica
> Déficit de médicos no país?!?
> Faculdades privadas têm mais vagas
> Exame do Cremesp tem repercussão positiva
> Ensino médico: moeda de troca e fonte de lucro
> Medicina & Trabalho
> Moção de Apoio ao PL 65-A
> A concentração de médicos no Estado
> Perfil do médico paulista
> Três novos cursos de Medicina
> Mais nove cursos esperam abertura
> Exame do Cremesp
> Não há vagas de Residência Médica
> Exame Experimental 2006: 2ª etapa acontece em 05/11
> Infrações éticas aumentam a cada ano
© 2004 proteja-se.com.br- Todos os direitos reservados [ Webmaster ] [ Política de Privacidade ] [ Créditos ]