Home   Fale Conosco
Carta Aberta
Legislação
Notícias
Dossiê
Comentário Externo
  Exame do Cremesp tem repercussão positiva

Entidades médicas apóiam avaliação experimental dos sextanistas de Medicina e o presidente do Conselho Nacional de Educação elogia a iniciativa


Além da ótima aceitação pública, o Exame do Cremesp tem recebido o apoio das entidades médicas. O presidente da Associação Paulista de Medicina, Jorge Machado Curi, considera o Exame do Cremesp uma ação absolutamente positiva para a melhoria do ensino médico. Curi espera que as entidades médicas consigam reunir suas experiências, como a do exame, para esboçar um projeto de lei que discipline a autorização para o funcionamento das faculdades. “Não é mais possível aceitar a abertura de escolas sem um hospital universitário ou um corpo docente com boa formação acadêmica”, avalia Curi. Ele lembra, ainda, que não há uma oferta de vagas em residência médica compatível com o número crescente de formandos, o que restringirá cada vez mais a continuidade da formação dos jovens médicos..

A opinião de quem autoriza
Também o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Edson de Oliveira Nunes, considera exemplar a iniciativa do Cremesp de realizar o Exame de Avaliação. “Com o passar dos anos, a prova voluntária se tornará um selo de qualidade do profissional formado, uma espécie de ISO 9000 do médico”, compara Nunes. Mas, se aprova o exame, nem por isso o presidente do CNE concorda com a tese de que a formação médica está perdendo qualidade em função do número excessivo de escolas em funcionamento. Oliveira Nunes explica que a autorização para a abertura de cursos universitários envolve um processo longo e complexo.

Comissão avaliadora
O presidente do CNE lembra também que desde maio de 2006, pelo Decreto Federal 5773, não cabe mais ao Conselho autorizar (ou não) a abertura de uma escola. Após a análise do projeto encaminhado pela instituição de ensino, o MEC nomeia uma comissão de médicos professores universitários, em geral doutores, que visitam a escola e avaliam centenas de itens, da biblioteca ao biotério, entrevistam professores e diretores e trazem suas recomendações para o CNE. “Não há como o CNE adotar uma decisão contrária à avaliação dos especialistas que visitaram as instalações. Eles conhecem o dia-a-dia do ensino médico e têm total discernimento para decidir. Então, em última instância, quem abre a faculdade é a comissão de médicos que vai até a escola”, diz Nunes.

Em sua visão, o sistema de regulação foi bem pensado. “Acontece que o Brasil é um ponto fora da curva no planeta. O país tem mais escolas privadas do que em qualquer país do mundo, daí a dificuldade de monitorar esse parque universitário”, diz ele. Nunes acredita que o Exame do Cremesp será uma ferramenta importante para a sociedade, mas especialmente para balizar a qualidade do ensino universitário e permitir uma reflexão sobre o futuro do ensino de Medicina.

 
  > Mobilização
> Abertura
> O objetivo da campanha
> DF tem dois programas de RM descredenciados
> Escolas de Medicina no Brasil: Relatório de um Cenário Sombrio
> Exame do Cremesp 2006: 2ª fase
> Exame do Cremesp 2007
> Pesquisa Datafolha/2007 revela:
> Exame do Cremesp 2007: resultados têm repercussão na mídia, escrita e eletrônica
> Exame do Cremesp 2010
> Exame Cremesp 2011: inscrições encerradas
> Concentração de médicos
> Educação discute validação de diplomas de Cuba
> Os hospitais de ensino
> Fórum A Formação Médica e seus Problemas
> Exame 2007: edição deste ano foi concluída com aplicação da prova prática aos recém-formados
> Exame do Cremesp 2007: resultados preocupam
> Mais rigor na abertura de escolas médicas
> Ensino médico
> Residência Médica
> Déficit de médicos no país?!?
> Faculdades privadas têm mais vagas
> Exame do Cremesp tem repercussão positiva
> Ensino médico: moeda de troca e fonte de lucro
> Medicina & Trabalho
> Moção de Apoio ao PL 65-A
> A concentração de médicos no Estado
> Perfil do médico paulista
> Três novos cursos de Medicina
> Mais nove cursos esperam abertura
> Exame do Cremesp
> Não há vagas de Residência Médica
> Exame Experimental 2006: 2ª etapa acontece em 05/11
> Infrações éticas aumentam a cada ano
© 2004 proteja-se.com.br- Todos os direitos reservados [ Webmaster ] [ Política de Privacidade ] [ Créditos ]