Home   Fale Conosco
Carta Aberta
Legislação
Notícias
Dossiê
Comentário Externo
  Exame do Cremesp

Acompanhe os resultados da avaliação experimental dos estudantes de sexto ano de Medicina, realizada em 2006, no Estado de São Paulo


Pelo segundo ano consecutivo, o Conselho Regional de Medicina (Cremesp) promoveu o exame de avaliação dos estudantes do sexto ano de Medicina do Estado de São Paulo.

A primeira etapa do exame aconteceu no dia 15 de outubro de 2006 em cidades paulistas que contam com cursos de Medicina. A segunda etapa ocorreu na capital no dia 5 de novembro de 2006.

Assim como em 2005, o exame teve caráter experimental e foi organizado pela Fundação Carlos Chagas, instituição com larga experiência em concursos públicos. A comissão encarregada da elaboração e aplicação do exame foi coordenada pelo conselheiro do Cremesp, Bráulio Luna Filho.

Atualmente há 29 escolas médicas em atividade no Estado, sendo que 23 delas têm, ao todo, cerca de 2.200 alunos no sexto ano. As demais, abertas há menos de seis anos, ainda não formaram as primeiras turmas.

Os docentes das faculdades foram convidados para contribuir com a elaboração do conteúdo do exame e as escolas interessadas puderam acompanhar de perto as provas.

A avaliação foi restrita ao Estado de São Paulo e não tem similaridade com o “exame de ordem” da OAB. A participação no Exame do Cremesp não é obrigatória, é opcional e não é um pré-requisito para a habilitação do médico ao exercício profissional da Medicina. Não cabe ao Cremesp instituir um exame obrigatório capaz de impedir que os reprovados obtenham o registro e o CRM de médico. Isso demandaria uma legislação federal específica a ser aprovada pelo Congresso Nacional.

O estudante aprovado no Exame do Cremesp recebe um certificado de participação, que pode ser útil no currículo pessoal e no mercado de trabalho.

O Exame do Cremesp é mais uma proposta de avaliação do ensino médico que vem somar-se a outras medidas que têm sido implementadas, igualmente apoiadas pelo Conselho, como a avaliação permanente in loco realizada pelas próprias faculdades durante o processo de graduação; e a avaliação periódica e pontual realizada pelo MEC (atual Enade, antigo Provão), dentre outras.

Ressalvas importantes

Antes de consultar os resultados do exame, é necessário observar que...

1) nas duas edições do Exame do Cremesp, de 2005 e 2006, a distribuição dos estudantes participantes não foi homogênea entre as diversas faculdades de medicina. Muitas estiveram representadas por um número expressivo de formandos; outras tiveram baixa participação. Assim, não é possível o estabelecimento de um “ranking” entre elas.

2) os resultados das duas séries do exame ainda não permitem análises estatísticas e comparativas definitivas e aprofundadas. Há a necessidade da continuidade da avaliação anual, pois somente após a consolidação de uma série histórica, a partir do próximo exame, será possível uma avaliação mais detalhada. O Cremesp já iniciou a organização do exame que vai acontecer no segundo semestre de 2007.

3) o número de participantes nas duas edições do Exame do Cremesp, embora considerado satisfatório, é bem menor que o total de estudantes que cursam o sexto ano de Medicina no Estado. Além do próprio caráter experimental e opcional do exame, vale ressaltar que ainda há grande resistência e até boicote por parte da direção de algumas escolas e de alguns centros acadêmicos.

CONFIRA AQUI TODOS OS RESULTADOS

 
  > Mobilização
> Abertura
> O objetivo da campanha
> DF tem dois programas de RM descredenciados
> Escolas de Medicina no Brasil: Relatório de um Cenário Sombrio
> Exame do Cremesp 2006: 2ª fase
> Exame do Cremesp 2007
> Pesquisa Datafolha/2007 revela:
> Exame do Cremesp 2007: resultados têm repercussão na mídia, escrita e eletrônica
> Exame do Cremesp 2010
> Exame Cremesp 2011: inscrições encerradas
> Concentração de médicos
> Educação discute validação de diplomas de Cuba
> Os hospitais de ensino
> Fórum A Formação Médica e seus Problemas
> Exame 2007: edição deste ano foi concluída com aplicação da prova prática aos recém-formados
> Exame do Cremesp 2007: resultados preocupam
> Mais rigor na abertura de escolas médicas
> Ensino médico
> Residência Médica
> Déficit de médicos no país?!?
> Faculdades privadas têm mais vagas
> Exame do Cremesp tem repercussão positiva
> Ensino médico: moeda de troca e fonte de lucro
> Medicina & Trabalho
> Moção de Apoio ao PL 65-A
> A concentração de médicos no Estado
> Perfil do médico paulista
> Três novos cursos de Medicina
> Mais nove cursos esperam abertura
> Exame do Cremesp
> Não há vagas de Residência Médica
> Exame Experimental 2006: 2ª etapa acontece em 05/11
> Infrações éticas aumentam a cada ano
© 2004 proteja-se.com.br- Todos os direitos reservados [ Webmaster ] [ Política de Privacidade ] [ Créditos ]